quinta-feira, 5 de setembro de 2013

BIBLIOTECA ON-LINE LUSOSOFIA

Leitores!!!


Aproveitem para conhecer a Biblioteca On-line Lusosofia - Filosofia e Cultura.
Para acessar clique na imagem.


Vídeo Filosofia na Sala de Aula - Profº Hilton Japiassú

Leitores,

A Unirio está apresentado na próxima semana o Projeto de Extensão: A FILOSOFIA COMO MATÉRIA DE ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: POR UMA EDUCAÇÃO FILOSÓFICO-PEDAGÓGICA. Com colaboração Filosofia na Sala de Aula, apresentamos o vídeo do Profº Hilton Japiassú.

Aproveitem!!!



            

Pensadores da Educação - Livros

Leitores!!!

O Mi­nis­té­rio da Edu­ca­ção, em par­ce­ria com a Unes­co e a Fun­da­ção Jo­a­quim Na­bu­co, dis­po­ni­bi­li­za pa­ra downlo­ad a Co­le­ção Edu­ca­do­res, uma sé­rie com 62 li­vros so­bre per­so­na­li­da­des da edu­ca­ção. A co­le­ção traz en­sai­os bi­o­grá­fi­cos so­bre 30 pen­sa­do­res bra­si­lei­ros, 30 es­tran­gei­ros, e dois ma­ni­fes­tos: “Pi­o­nei­ros da Edu­ca­ção No­va”, de 1932, e “Edu­ca­do­res”, de 1959. A es­co­lha dos no­mes pa­ra com­por a co­le­ção foi fei­ta por re­pre­sen­tan­tes de ins­ti­tu­i­ções edu­ca­cio­nais, uni­ver­si­da­des e Unes­co.
O cri­té­rio pa­ra a es­co­lha foi re­co­nhe­ci­men­to his­tó­ri­co e o al­can­ce de su­as re­fle­xões e con­tri­bui­ções pa­ra o avan­ço da edu­ca­ção no mun­do. No Bra­sil, o tra­ba­lho de pes­qui­sa foi fei­to por pro­fis­si­o­nais do Ins­ti­tu­to Pau­lo Frei­re. No pla­no in­ter­na­ci­o­nal, foi tra­du­zi­da a co­le­ção Pen­seurs de l’édu­ca­ti­on, or­ga­ni­za­da pe­lo In­ter­na­ti­o­nal Bu­re­au of Edu­ca­ti­on (IBE) da Unes­co, em Ge­ne­bra, que reú­ne al­guns dos mai­o­res pen­sa­do­res da edu­ca­ção de to­dos os tem­pos e cul­tu­ras.

In­te­gram a co­le­ção os se­guin­tes edu­ca­do­res/pen­sa­do­res: Al­ceu Amo­ro­so Li­ma, Al­fred Bi­net, Al­mei­da Jú­ni­or, An­drés Bel­lo, An­ton Maka­renko, An­to­nio Gram­sci, Aní­sio Tei­xei­ra, Apa­re­ci­da Joly Gou­veia, Ar­man­da Ál­va­ro Al­ber­to, Aze­re­do Cou­ti­nho, Ber­tha Lutz, Bog­dan Su­cho­dolski, Carl Ro­gers, Ce­cí­lia Mei­re­les, Cel­so Su­cow da Fon­se­ca, Cé­les­tin Frei­net, Darcy Ri­bei­ro, Do­min­go Sar­mi­en­to, Dur­me­val Tri­guei­ro, Ed­gard Ro­quet­te-Pin­to, Fer­nan­do de Aze­ve­do, Flo­res­tan Fer­nan­des, Fre­de­ric Skin­ner, Fri­e­drich Frö­bel, Fri­e­drich He­gel, Fro­ta Pes­soa, Ge­org Kers­chen­stei­ner, Gil­ber­to Freyre, Gus­ta­vo Ca­pa­ne­ma, Hei­tor Vil­la-Lo­bos, He­le­na An­ti­poff, Hen­ri Wal­lon, Hum­ber­to Mau­ro, Ivan Il­lich, Jan Amos Co­mê­nio, Je­an Pi­a­get, Je­an-Jac­ques Rous­se­au, Je­an-Ovi­de De­croly, Jo­hann Her­bart, Jo­hann Pes­ta­loz­zi, John Dewey, Jo­sé Mar­tí, Jo­sé Má­rio Pi­res Aza­nha, Jo­sé Pe­dro Va­re­la, Jú­lio de Mes­qui­ta Fi­lho, Liev Se­mio­no­vich Vygotsky, Lou­ren­ço Fi­lho, Ma­no­el Bom­fim, Ma­nu­el da Nó­bre­ga, Ma­ria Mon­tes­so­ri, Ní­sia Flo­res­ta, Or­te­ga y Gas­set, Pas­cho­al Lem­me, Pau­lo Frei­re, Ro­ger Cou­si­net, Rui Bar­bo­sa, Sam­paio Dó­ria, Sig­mund Freud,Val­nir Cha­gas, Édou­ard Cla­pa­rè­de e Émi­le Durkheim.

Para acessar bastar clicar no link: Pensadores da Educação - 62 obras

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Marilena Chauí - Filosofa e Historiadora de Filosofia Brasileira

Leitores,

Pareceu de suma importância dar um lócus de visibilidade no Blog Filosofia para Professores as produções da Profª Drª Marilena Chauí.
Sua vasta produção podem contribuir na conjunção filosofia da/ para sociedade Brasileira. E principalmente, por em evidencia assuntos como alienação, consciência, ideologia de forma propícia ao trabalho com os jovens brasileiros.
Por isso elencamos alguns textos para disponibilizarmos para download, basta clicar sobre o título.
Aproveitem a leitura.

Filosofia Moderna

O Conhecimento

Brasil - Mito Fundador e Sociedade autoritária

Convite à Filosofia

Informações x Filosofia

Leitores!!

Propomos uma breve leitura da epígrafe de Baudelaire e após associe as discussões pertinentes aos processos midiáticos e informacionais que pairam em nossa sociedade.

“Por que o espetáculo do mar é tão infinitamente e tão eternamente agradável? Porque o mar propicia ao mesmo tempo as idéias da imensidão e do movimento. Seis ou sete léguas representam para o homem o raio do infinito. Eis aí um infinito diminutivo. Que importa, se isso é suficiente para sugeria a idéia do infinito total? Doze ou quatorze léguas (de diâmetro) de líquido em movimento são suficientes para dar a mais elevada idéia de beleza que se apresenta ao homem no seu habitáculo transitório”.
Baudelaire (2009, p. 64-65)

Associe a isso as imagens do curta apresentado no Festival Anima Mundi e proponha uma discussão e reflexão diante do entrelaçamento da proposição de Baudelaire e as imagens produzidas.